Nas mãos do governador: Cariocas pedem veto do projeto que muda nome do Maracanã para Rei Pelé
MatériaMais Notícias
da doce: Após a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovar o projeto que muda o nome do Maracanã de Estádio Jornalista Mário Filho para Estádio Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé, diversos cariocas foram às redes para protestar contra a decisão. Os internautas pedem que o governador em exercício Claudio Castro vete o projeto e mantenha o nome da arena. A hashtag #vetagovernador entrou nos assuntos mais comentados do Twitter.
> Confira a classificação atualizada do Carioca 2021 e simule os resultados
RelacionadasFora de CampoEric Faria detona votação ’em caráter de urgência’ para mudar nome do Maracanã em meio a pandemiaFora de Campo09/03/2021Fora de CampoApós pedido do MP, Governo de São Paulo estuda paralisar o Campeonato PaulistaFora de Campo09/03/2021Fora de CampoDeputados do Rio de Janeiro aprovam mudança de nome do Maracanã para Rei PeléFora de Campo09/03/2021
da jogodeouro: -Mário Filho foi o maior entusiasta do esporte no Rio de Janeiro. Foi o maior propulsor do futebol carioca. Idealizou a crônica esportiva. Criou as olimpíadas escolares. Lutou pela construção do Maracanã e criou a competição entre as escolas de samba – disse um internauta que relembrou um pouco da trajetória do jornalista que dá nome ao estádio.
– Governador Claudio Castro, está nas suas mãosapagar uma das páginas da história do Rio. Quer dar o nome do Pelé? Dê ao complexo esportivo. E deixe o Mario Filho no Maraca, sem mexer no letreiro. Ao lado de Célio de Barros, Júlio de Lamare e Gilberto Cardoso – disse outro que relembrou os nomes dados às outras estruturas esportivas que fazem parte do complexo.
– Gigante Pelé, por favor, interceda junto aos energúmenos da ALERJ e permita que o Maracanã siga com o nome que lhe foi dado: Jornalista Mário Filho. Ajude a manter a história viva. Você é eterno – disse um internauta que implorou a ajuda de Pelé.
Veja abaixo esses e outros tuítes da #vetagovernador.
Mário Filho foi o maior entusiasta do esporte no Rio de Janeiro. MF foi o maior propulsor do futebol carioca. MF idealizou a crônica esportiva. MF criou olimpíadas escolares. MF lutou pela construção do Maracanã. MF criou a competição entre as escolas de samba. #vetagovernador pic.twitter.com/qAUsOERp7R
— Alain Contopoulos (@AlainPeixoto) March 10, 2021
Governador @claudiocastroRJ .Está na sua mão apagar uma das páginas da história do Rio. Quer dar o nome do Pelé? Dê ao complexo esportivo. E deixe o Mario Filho no Maraca, sem mexer no letreiro. Ao lado de Célio de Barros, Júlio de Lamare e Gilberto Cardoso. #vetagovernador
— Sergio du Bocage (@sdubocage) March 10, 2021
Gigante @Pele,
Por favor, interceda junto aos energúmenos da @alerj e permita que o @maracana siga com o nome que lhe foi dado: Jornalista Mario Filho. Ajude a manter a história viva. Você é eterno.
Obrigado, lenda.#vetagovernador @claudiocastroRJ
— 𝑫𝒆 𝑳𝒂𝒖𝒓𝒆𝒏𝒕𝒊𝒊𝒔 ᶜʳᶠ (@delaurentiis_br) March 10, 2021
Nem a Vila Belmiro tem o nome de Pelé, vão querer mudar o nome do Maraca? Eu, hein… Sai pra lá…. Respeitem a história. Já mataram o velho Maraca, querem agora fazer isso? #VetaGovernador
— Tozza (@TozzaFla) March 9, 2021
O nome é ESTÁDIO MÁRIO FILHO, o MARACANÃ.
Respeitem a História!!! #VetaGovernador pic.twitter.com/YpRQTuzS13
— MatheusFla (@_matheusfla) March 10, 2021
Prezado governador @claudiocastroRJ, o senhor tem o DEVER de vetar essa ATROCIDADE q é trocar o nome de um estádio com 70 anos de histórias! O nome do Maracanã é e sempre será JORNALISTA MARIO FILHO, c/ aquele letreiro que todos conhecemos bem!#vetagovernador#EstadioMarioFilho pic.twitter.com/nN15b2IeLT
— Victor ᶜʳᶠ ᴼᶜᵗᵃ 💉🐊 (@Victor_Thz) March 9, 2021
Antes da hashtag ganhar força, o repórter do grupo Globo Eric Faria também se posicionou contra a mudança do nome do estádio e declarou que os deputados deviam ter vergonha de realizar esta votação em meio a pandemia do Covis-19.
No texto aprovado pelos deputados, o complexo poliesportivo do Maracanã, que conta com o estádio de futebol, o Maracanãzinho, o parque aquático Júlio Delamare e o estádio de atletismo Célio de Barros, passaria a se chamar Complexo Mário Filho, para continuar homenageando o jornalista. Já o campo passaria a se chamar Estádio Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé, com a proposta de homenagear o ídolo do futebol ainda em vida.
O estádio do Maracanã tem seu nome em homenagem ao jornalista esportivo Mário Filho, que fez campanha pela construção da arena para a Copa do Mundo de 1950, no Brasil. Os torcedores cariocas chamam o campo apenas de “Maracanã” por causa da região que ele se encontra na cidade.